Rafael Leitão

Podcast no Metaverso para falar sobre desafios das marcas com estratégia, Casa Mais – Squad Talks #12

Papo dessa semana no SquadVerso foi bem diferente, primeira vez dentro do Metaverso, recebemos como convidado grandes profissionais na área de desenvolvimento de Metaverso, Realidade Virtual e Aumentada. Com o Fábio Costa e Brunno Cesar Catão da Agência Casa Mais | Inovação Digital e Imersiva, falamos sobre os desafios de empreender no mundo Web3, desde produção de games até ambientes imersivos, o quanto esse conhecimento facilita sua introdução a estratégia de Metaverso.

Nessa que foi uma semana tão esperada para os amantes de Realidade Virtual e Realidade Aumentada, lançamos esse nosso episódio inédito dentro de um ambiente imersivo criado para ser navegado no Meta Quest. Nada como falar de um tema, vivendo e aprendendo na prática dentro dele.

Foi uma experiência bem diferente e agregou muito, porém nem tudo é mar de rosas, foi também muito cansativo, o que demonstra o grande desafio das marcas que desenvolvem “óculos de realidade virtual ou aumentada”, ficamos quase que 3 horas gravando com equipamento, imaginem o quanto de nossa energia não foi dedicado ali, sai morto e sentindo até cheiro de fumaça (ferro queimado).

A recompensa desse dia dentro do Metaverso criado pela Casa Mais, foi um papo super interessante sobre o desafio de empreender nessa categoria, falamos bastante sobre a proposta de valor de empresas apresentam para marcas que querem se posicionar através de iniciativas imersivas, obviamento que grande parte focada na área de treinamentos e entretenimento, o que facilita o emprego de soluções com modelo gamificado e assets importantes do mundo do game.

No momento que vemos o lançamento da Apple com Vision Pro, no qual evolui o patamar da solução de Realidade Aumenta e Virtual, principalmente focada na entrega de aplicações para entretenimento (inclusive com The Walt Disney Company), na indústria com exemplos de aplicação de simulação de uso de produtos, podemos entender que ainda nesse momento não vimos algo que vai muito além dessas premissas que a Meta e Microsoft já tinham iniciado.

Entendemos o quanto é importante o papel dos desenvolvedores, principalmente com foco no Unity, qual papel da agência nesse processo de transformação, com entrada de novos formatos e principalmente modelo de trabalho, como esse processo de Dev.Sharing faz com que a velocidade de novas aplicações possam crescer no mercado.

Bom ver casos como o da Casa Mais, onde demonstram o quanto esse mundo não é um bicho de sete cabeças, o que precisa é realmente vontade e coragem de empreender, muito mais do que aprender sobre a tecnologia, acesso a educação está cada vez mais democrático, isso facilitará com que encontramos no futuro mais desenvolvedores de Unity e Unreal.

Para cada briefing e objetivo uma solução de Metaverso ou Game, importante entender bem qual o objetivo da marca, para aplicar estratégia de ambiente imersivo, game design, UX e UI corretamente, isso o Fabio e o Catão apresentaram bem com apresentação de seus cases.

O negócio está tão avançado, que até falamos sobre Inteligência Artificial aplicado ao Metaverso, integração do ChatGPT com Unity, isso resulta em um ambiente digital muito eficiente na entrega de assets de buscas, interações em formato de conversas e entrega de histórias e roteiros, fiquei bem curioso para conhecer na prática, mas esse será um próximo episódio com a Casa Mais.

Veja abaixo como foi o papo bem legal com eles:

– De Game para Metaverso, como integrar as estratégias.

– ChatGPT integrado ao Metaverso.

– Desafios do Mercado de Metaverso.

– Como posicionar grandes marcas através do Metaverso.

– Metaverso com Realidade Virtual.

– Cases e aplicações de projetos no Metaverso.

– Desafios e componentes essenciais para evolução do Metaverso.

A cada semana teremos uma novidade e um grande convidada(o) nos apoiando nesta missão de colaborar com amadurecimento desse mercado, sabemos a importância da educação nesse processo de transformação digital.

Contamos com sua visita, engajamento, compartilhamento e opinião, venha fazer parte dessa nossa comunidade e nos ajudar a fortalecer esse processo de transformação digital.

#Metaverso#MetaversoBases#metaverse#metaversebases#RealidadeVirtual#transformacaodigital#squadverso#squadpremium#web3#tecnologia#sociologia#imersivo#decentralizacao #decentralized #chatGPT #AIMetaverso #CasaMais