Rafael Leitão
metaverse-geliveroom

Metaverse

Saiba mais sobre Metaverse, conheça essa estratégia, mercado, cases e 6 importantes dicas de como implementar Metaverse na prática. Uma visão geral com todos detalhes para começar a dominar o tema na área de Marketing.
O que é Metaverse e 6 dicas de como implementar no Marketing

Você sabe o que é Metaverse? Essa estratégia que esta na moda? Resumidamente descrevem como a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade, através de dispositivos digitais. Segundo o portal Meio e Mensagem, a palavra metaverse é um portmanteau do prefixo “meta” e “universe” e normalmente é usado para descrever o conceito de uma futura iteração da internet, composta de espaços virtuais 3D, persistentes e compartilhados, ligados a um universo virtual percebido. Esse que é um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma dos temas irei compartilhar aqui através de projetos que liderei de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “realidade mediada”. Esses são modelos, projetos e estudos relacionados que desbravo para diferentes categorias como o Esportes, Healthcare e Entretenimento.

Social Metaverse, exemplo apresentado da estrategia da Meta

Estamos vendo uma grande evolução para essa estratégia que tem sido um tema que o antigo do Facebook, com agora nome “Meta” (meta de metaverse) tem se intensificado (social metaverse). Porém esse um tema que não é novo para quem ama Realidade Virtual, Realidade Mediada, Realidade Aumentada e Gamificação, todos desafios que antes mesmo de virar um grande trend, eu já desbravava por empresas como a GE Healthcare. Hoje existem grandes marcas que estão desbravando essa tecnologia como também Havainas e Boticario, inclusive segundo jornalista especializado no assunto Luiz Gustavo Pacete, essa é uma área que esta em extremo crescimento e inicia um impacto significativo na área de Marketing, ele debate mais sobre o tema no artigo Atenção há vagas no Metaverso!.

Metaverse no Fortnite

Mercado de Marketing com Metaverse

Maioria dos cases de sucesso estão relacionados a jogos, principalmente aos que são para o público de jovens, um ótimo exemplo é o NASCAR Jailbreak que foi lançado no Roblox, os usuários podem escolher seu respectivo carro da NASCAR no jogo, assim junto com o jogo estão sendo veiculados ativações de marcas com a marca Chipotle e HBO.

NASCAR Jailbreak no Roblox

Também podemos citar outras grandes marcas como Warner Bros, Hyundai e Gucci que também construíram seus próprios mundos virtuais; já Sephora, Nike e HBO estão evoluindo muito em estratégias focadas Realidade Aumentada e Experiências de Realidade Virtual, empreas com olhos focados em oportunidades cada vez mais interativas. 

Só para entender o tamanho dessa dimensão de mercado, no Roblox, segundo o portal The Trade Desk, existem mais de 200 milhões de usuários ativos por mês, cerca de metade dos quais têm menos de 13 anos, jogam centenas de milhares de jogos virtuais, muitos dos quais agora incorporam ativações de marca. Um grande case foi a ativação da Warner com a Mulher Maravilha, essa ativação foi visitada quase 30 milhões de vezes na plataforma.

Case Metaverse Mulher Maravilha Roblox

Além de criar mundos ou itens digitais de marca, as marcas também estão aparecendo em ambientes metaversos por meio da publicidade digital, isso é um mercado existente e com grande potencial, onde empresas estão expondo suas marcas em tempo real, com ótimos ROIs.

Desenvolver essa simulação do mundo real para o virtual depende de alguns fatores muito importantes que não podemos deixar de considerar, abaixo irei dar 6 grandes dicas de como encarei cada um dos projetos com foco na estratégia de Metaverse.

6 importantes dicas de como implementar Metaverse

1. Por onde começar Metaverse?

Essa a primeira grande pergunta que vem a cabeça quando se inicia uma estratégia que não tem inúmeras referencias e modelos a serem seguidos no mercado. Por ser uma estratégia que esta em grande amadurecimento, pode parecer que somente tem a aprender com o Facebook-Meta, porem pode estar enganado, existem diversas empresas que já iniciaram essa jornada e estão evoluindo muito bem, vejam alguns cases que liderei nesses ultimos anos:

Case GE LiveRoom

Objetivo: Simulação Evento Digital (ShowRoom) com navegação gamificada.
Desenvolvimento: Agencia Casa Mais
Campanha: Agencia F2F Digital

GE LiveRoom Proposta de Valor
Experiência Digital no GE LiveRoom

2. Existem tecnologias e profissionais acessiveis para me apoiar?

Quando comecei a planejar projetos com Metaverse, minha preocupação com tecnologia era o que menos me preocupava, pois já conhecia o Unity, esse que era o software que foi utilizado pela agencia (CasaMais) que desenvolveu os projetos de Realidade Virtual. Porém o maior desafio era o tema profissionais qualificados para desenvolvimento desse modelo de projeto, desde um bom desenvolvedor de Unity, Designer 3D, Roteirista, Gerente de Projeto, Designer Interface, todos esses profissionais integrados ao time de marketing da empresa com uma equipe multdisciplinar, aplicando conhecimento tecnico do produto, marca e o mais importante sobre o cliente, tudo isso aplicado ao Metaverse sem dúvida trazia uma simulação real de uma experiencia que interessaria o nosso cliente-usuário.

3. Sim, Design é muito importante!

Design como em tudo é uma das estratégias mais importantes para desenvolvimento de uma simulação de Metaverse, representar a realidade depende muito de uma aplicação fiel de User Experience e User Interface, pode navegar e interagir ao extremo é um fator que conecta essa representatividade de realidade e que aumenta o engajamento do público na simulação. Não pense que somente o 3D Design é fundamental, pois existem diversos games com um ótimo 3D porém vazio de historia, vazio de navegação e entendimento de interação digital. Pensar em cada passo do seu usuário é fundamental para desenvolvimento da simulação.

4. User Centric é diferencial para qualquer projeto

Não se esqueça que o cliente ou usuário é o centro de cada uma de suas ações no desenvolvimento do projeto, você já validou com ele sua ideia? Para construir o GE Carescape One Experience, o meu primeiro passo foi aplicar um Canvas Empaty, essa metodologia centrado nas dores do nosso cliente, ajudou muito a pensar em soluções que fizessem sentido para o desenvolvimento da aplicação em realidade virtual. Entender cada passo do cliente que nesse caso eram os médicos intensivistas e cirurgiões, ajudou a desenvolver um roteiro coerente para contar a historia que esses médicos gostariam de ouvir e simular. Neste caso a simulação era para um médico que não tem muito tempo para testar no mundo real, que precisa treinar e simular a utilização do produto em diferentes áreas clinicas do hospital, a realidade virtual trouxe essa nova condição para testar no momento mais adequado para o médico, onde e quando pudesse simular.

5. Gamificação é vida!

Qual a proposta de valor de sua simulação? Essa resposta irá responder depois que responder a pergunta do tema anterior, porém isso infelizmente não será o suficiente, pois engajamento do usuário é um objetivo crucial para alcançar seu grande objetivo de ter uma estrategia de metaverse que agregue na vida de seu cliente ou usuário. Gamificação é uma estrategia que pode ajudar e muito nesse objetivo de engajamento, criar uma proposta de valor baseado em modelo gamificado, melhora a forma com que seu usuário interage com sua simulação. Esse modelo de troca por recompensas mantem seu usuário mais ativo em busca de objetivos, isso ajuda no engajamento, ao mesmo tempo que ele pode ter uma facilidade maior de interação com esse modelo por ser do mundo game. O maior diferencial desse modelo está em criar o famoso mundo aberto, onde as pessoas podem interagir (falar, ouvir, escrever, andar) entre elas e construir suas própria narrativas, isso refletido ao seu projeto metaverse, agregara muito. Só ver que a maioria dos cases abaixo estão relacionados a Game.

6. Testar, Testar, Testar, Evoluir, Melhorar

Projeto de Metaverse é a representação da vida real, essa representação é dinâmica e viva, constamente em evolução, isso tudo significa que sua atenção tem que estar sempre no comportamento do usuário, desenvolvendo melhorias que acompanhem a mudança de comportamento, assim mantendo o engajamento do usuário em alto nivel. Observar mais no inicio do lançamento do projeto é um fator que ajuda muito em ajustar preposições de valores que está entregando, isso é uma grande diferenciação que grande empresas como Facebook-Meta tem, empresas que tem como essencia esse modelo de desenvolvimento de projetos e amadurencimento deles, analise de comportamento, social listening, pesquisas de comportamento, digital behauvior e por ai vai.

Introdução ao Metaverse, Report completo do NewZoo

Para você que esta entrando agora no mundo Metaverse e quer saber os principais drivers do mercado, produtores, marcas e games que estão surfando nessa onda, um report com números de mercado e fatores claros de crescimento, veja esse report abaixo do NewZoo.

Metaverse Drivers
Key Themes Of Metaverse