Rafael Leitão

Mercado gamer eSports no ecossistema de Web3 e Metaverso, Lucas Simon da INTZ – Squad Verso #10

Que honra receber em nosso podcast Lucas “Simon”, um dos maiores executivos e empreendedores no mercado de esports do Brasil e America Latina, Co-Fundador e CEO da INTZ, compartilhou conosco como o mercado de esports tem evoluído, mas antes contou sua história de como começou e seus principais desafios, desde início de sua carreira. Para quem ainda não sabe, o Simon é profissional da área de Marketing Digital e teve experiencias como executivo de grandes empresas, além de uma grande experiencia internacional onde compartilhou boas histórias dessa aventura.

Muito legal conhecer toda história e ver principalmente a visão do Simon, no momento, em que ele teve a visão de empreender nessa área de esports, ainda mais quando sabemos que existem muitos outros executivos que tiveram essa visão a partir do momento que quebraram o estereótipo do mercado game, e perceberam o quanto esse mercado da a verdade valor a palavra “comunidade”.

Após de todos esses desafios iniciais o Simon compartilhou como foi o desafio de negócio, como organizou a INTZ operacionalmente, gerencialmente e financeiramente para alcançar os primeiros títulos mundiais de League of Legends, toda evolução que acompanhava a evolução do mercado em todo ecossistema de publishers, atletas, torcedores, streamers e times que fomentavam esse crescimento em conjunto.

Ressalto também o nível altíssimo na conversa sobre modelos de monetização dos times desde sua criação, como a estratégia de comunidade, estrutura para atletas, streamers e gestão de canais digitais alinhados a publicidade, oferecem um modelo muito forte de entrega para posicionamento de marca para uma empresa interessada em viver nessa comunidade game. Como a audiência tem evoluído ano a ano e principalmente o impacto da pandemia nesse modelo de monetização de streaming principalmente no mercado game, mesmo como o desafio de AdBlock.

“As comunidades são muito receptivas para as marcas”

Como a INTZ desenvolve planos estratégicos para marca que está além do modelo tradicional de publicidade na internet, sua visão de modelos de monetização baseada na entrega de estratégias de marketing a longo prazo, baseado em consistência, com ações que apresentam storytelling (diversidade), produção constante de vídeos, apoio de influenciadores e streamers do time, mídia programática, mídia performance, social media integrada, tudo vinculado aos objetivos de posicionamento da marca dentro da comunidade de esports, obviamente com exposição tradicional de exposição de marca em camisa, streaming e etc, afinal awareness também é importante quando alinhado a toda essa estratégia de consideração. Teve até case de Metaverso nesse papo! Muito legal.

Visão ThunderCat do Simon:

Esporte eletrônico será cada vez mais físico e mental

Falamos bastante sobre mercado de Creator Economy como principal impulsionador de uma cultura gamer, influenciadores que se tornaram principais figuras na publicidade brasileira e rosto de grandes marcas do varejo brasileiro. Principalmente pelo impulso de públicos que iniciam desde seus 5 anos de idade com Roblox, fomentam um volume de conteúdos impressionantes nesses últimos anos.

Para fechar esse papo sensacional com o Simon, falamos sobre a visão dele sobre a evolução do mercado baseado em Web3, ele apresentou a visão sobre a estratégia de Blockchain Game e Metaverso, como esse mundo irá impactar o mundo de esports e como ele está se preparando para esses novos desafios. Vínculo sobre modelo de Avatares e Skins integrados podem gerar uma estratégia muito poderosa, afinal esse comportamento de compra e venda de skin é muito parecida como NFT Game, como esse modelo de colecionáveis, aplicado ao game tradicional (web2), irá impactar o mercado de games.

Temas abordados:

– História do Simon e seus desafios no mercado de esportes eletrônicos.

– Como funciona o mercado de Creator Economy focado em Game?

– Esports no Brasil, como segue essa evolução e desafios no mercado.

– Como diversificar portfólio de produtos e serviços dentro do mundo de esports.

– Blockchain Game, NFT Game, Play to earn e todos outros vínculos entre mercado game com web3.

– Impacto da estratégia de Metaverso na categoria de esports.

A cada semana teremos uma novidade e um grande convidada(o) nos apoiando nesta missão de colaborar com amadurecimento desse mercado, sabemos a importância da educação nesse processo de transformação digital.

Contamos com sua visita, engajamento, compartilhamento e opinião, venha fazer parte dessa nossa comunidade e nos ajudar a fortalecer esse processo de transformação digital.

Convidado: https://www.linkedin.com/in/intzsimon/

Website: https://www.intz.com.br/

Instagram Squad Verso https://www.instagram.com/squadverso_/

#Game#esports#INTZ#NFTGame#playtoearn#creators#creatorsweb3#NFTs#NFT#NFTCollection#NFTColecoes#Metaverso#MetaversoBases#metaverse#metaversebases#RealidadeVirtual#transformacaodigital#squadverso#squadpremium#web3#tecnologia#sociologia#imersivo#creatoreconomy#blockchaingame