Rafael Leitão

Estratégias Integradas de Game e Metaverso com Antonio Guaranys – Hermit Crab – Squad Verso #15

Esse papo com o Antonio Guaranys da Hermit Crab Game Studio, “passou na velocidade da luz”, uma imersão grande sobre evolução da área e mercado de games, além de sua integração com o que poderá ser o mundo do Metaverso.

Hermit Crab, que é um estúdio brasileiro que desde 2021 tem investido bastante na construção de experiências dentro do Metaverso, principalmente focando em parcerias com marcas na industria ou esporte, falamos sobre alguns casos de sucesso de marcas que exploram muito bem o Metaverso através da Hermit, com casos de games produzidos para marcas como PSG, Barcelona, Manchester City, Arsenal e Benfica, esse modelo de Intellectual Properties, propriedades intelectuais, elas têm um potencial enorme no mundo dos games, porque elas ajudam muito a audiência a chegar no game.

Falamos bastante sobre casos de sucesso de games em plataforma baseada em Metaverso, como The SandboxNaver Z (ZEPETO) e Decentraland, tema e conhecimento que Antonio domina com propriedade. Papo foi tão bom que até falamos sobre o desenvolvimento de Games em plataformas de UGC (User Generated Content) como Epic Games e Unity, tema tão discutido e compartilhado recentemente.

A melhor parte do papo, foi relembrar o fato da última discussão sobre a “morte do Metaverso”, onde Tim Sweeney, fundador da Epic Games falou, que iria organizar um velório com 60 milhões de monthly active users, que é hoje o que o Fortnite tem, se não mais. Uma resposta muito bem apoiada no sucesso de seus principais produtos: Unreal (plataforma) e Fortnite (game).

Outro grande exemplo apresentado pelo Antonio foi o Roblox, que nesse ano de 2023, já registrou mais de 200 milhões de monthly active users, que disputa espaço com plataformas e produtos como Minecraft, e futuramente terá que conviver cada vez mais com Zepeto, The Sandbox e Decentraland.

Finalmente “O que é metaverso?”

Chegamos no tão aguardando momento de construção dos conceitos que poderão descrever muito em breve o que é o Metaverso, afinal não estamos falando somente de um buzzword, aquelas palavras que todo mundo fala nesse mundo Web 3, com NFT, blockchain e crypto.

Antonio resumiu bem seu ponto de vista com essa frase:

“Se tudo é metaverso, nada é metaverso, mas também a gente precisa entender qual o conceito que a gente tá falando. O metaverso vem muito da ideia de um lugar onde as pessoas vão para fazer coisas, não só para jogar, mas também para se comunicar. O metaverso tem como uma das principais características, não só o uso de o game, não só a experiência, mas também o social”.

Evoluindo muito bem esse papo, falamos sobre uma nova tendência do mercado junto com a inteligência artificial, que é o crescimento exponencial das plataformas que é o UGC.

Você deve estar se perguntando o que é a plataforma UGC? São plataformas de User Generated Content, bom exemplo apresentado é o Roblox que tem uma plataforma onde existem 9,5 milhões de desenvolvedores, sejam eles grandes empresas, sejam eles crianças de 15 anos, que pegaram o Game Maker do Roblox para desenvolver, ou seja, foram 40 milhões de experiências que o Roblox (empresa) não colocou a mão.

Para finalizar o papo, falamos da importância da educação nesse processo de amadurecimento do mercado, aspecto que Antonio tem colaborado muito com sua mentoria com o projeto Mentorias Games Brasil, onde ele junta profissionais incríveis para apoiar startups e negócios na categoria de games. Super colaboração que convido a todos conhecerem e quem sabe apoiarem compartilhando um pouco do conhecimento.

Acompanhe aí o papo com Antonio:

– Velório do Metaverso com a Epic Games.

– Mercado de Games com desafio de desenvolvimento em fase de layoff.

– Principais Games e Plataformas que irão ou estão revolucionando o mercado.

– Desafio de aquisição de usuários para monetização do game.

– Sharing Economy Gaming como nova perspectiva de Epic Games e Unity.

– Custo de produção de games versus número e formatos de monetização.

– Desenvolvimento de jogos com código aberto.

– Programa de mentoria para o mercado de Games.

A cada semana teremos uma novidade e um grande convidada(o) nos apoiando nesta missão de colaborar com amadurecimento desse mercado, sabemos a importância da educação nesse processo de transformação digital.

Contamos com sua visita, engajamento, compartilhamento e opinião, venha fazer parte dessa nossa comunidade e nos ajudar a fortalecer esse processo de transformação digital.

Convidado:https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8035068256727109115&li_theme=lighthttps://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7639909245601040166&li_theme=light

#metaverso#MetaversoBases#metaverse#metaversebases#RealidadeVirtual#transformacaodigital#squadverso#squadpremium#web3#tecnologia#sociologia#imersivo#decentralizacao #decentralized #AIMetaverso #hermitcrabs #epicgames #unity #opencode #gameopen