Relação do Metaverso com Cloud Gaming, Indústria, Educação e Ambiente de Trabalho, como a Microsoft tem pensado essa estratégia para o negócio.

A cada dia que tenho estudado sobre Metaverso, tenho maior segurança em falar que existem diversos mundos e aplicações para o Metaverso, além do Entretenimento e Game. Quando pensamos nesse novo Hype, logo vem a mente soluções que estão relacionados ao entretenimento, um mundo muito explorado pela categoria de games, suas relações com evolução da alta qualidade visual e de processamento de renderização, deepface e outros cenários cada vez mais reais explorados pela Unreal e Unity

O Metaverso vai muito além da utilização do entretenimento, ele explora mundos relacionados aos negócios, explorando ambientes digitais no ambiente de trabalho, aplicação na indústria, educação, área da saúde e no varejo. Infelizmente o fato de somente ser reconhecido por estar no mundo do entretenimento, o Metaverso acaba não tendo a confiança e preposição de valor de inovações como Inteligência Artificial e Blockchain tem por ser aplicar diretamente ao entendimento de negocio.

Quando uma inovação explora diversos mundos e tem integração direta aos ecossistemas criados por outras grandes tecnologias como AI, podemos ter a certeza que esse mundo terá uma infinidade de soluções que poderão ou já estão agregando no mundo e na vida das pessoas.

O Metaverso criado por exemplo pela Microsoft, focado em Industrial Metaverse, Enterprise Metaverse and Consumer/Entertainment Metaverse, segue um caminho diferente do Meta, que é diferente do Decentraland, que é diferente do Sandbox, mundos de aplicação relacionados aos negócios, versus mundo gamificado e com um engajamento muito maior por seu modelo de entretenimento, notável o dominio da Microsoft para área de Insdustrial e Enterprise, como é também notável a grande oportunidade que ainda existe para explorar o Consumer e Entertainment.

“Se você pudesse escolher qual dos mundos criar primeiro, qual escolheria? O mundo dos negócios? Ou o mundo do entretenimento?”

Claro que precisamos levar em consideração a essência da marca ou empresa, qual relação do Metaverso com objetivo do negócio, adaptando a estratégia desse canal com as prioridades do negócio e do relacionamento de seus usuários e clientes, principalmente quando a empresa já tem legado na categoria de game. 

“Simples, pense em como o Metaverso irá agregar a sua estratégia?” 

No caso da Microsoft, por exemplo, existe um posicionamento claro do negócio em focar em suas fortalezas estratégicas, onde as categorias relacionadas a indústria (Azure e Hololens), ambiente de trabalho (Teams, Mesh, Microsoft Software), educação (Microsoft 360, Teams e Hololens) e Game (Xbox e Game Pass), são suas prioridades. O Metaverso é uma estratégia que agrega uma experiência mais imersiva, instrutiva e com maior engajamento para todos os negócios da empresa. Nesse quesito a Microsoft conseguiu integrar 100% da nova solução Mesh com Teams, agregando alta produtividade a solução de Metaverso.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=6945669529898580204&li_theme=light

Satya Nadella, Metaverse explanation

Todas aplicações rodeadas por Cloud Computing e Inteligência Artificial, me faz imaginar o potencial que a Microsoft tem ou terá no futuro, afinal Metaverso é um ecossistema que vai muito além de Realidade Virtual, Blockchain, NFTs, e outras tecnologias bem discutidas nos tempos de hoje.

Infelizmente, eu tenho visto poucos conteúdos sobre essa preposição de valor que essas tecnologias com AI poderão agregar ao ambiente do Metaverso e Cloud Gaming por exemplo, será que é pelo motivo de nem todas empresas que estão imersos nesta estratégia não serem especialistas em soluções de AI e Cloud? 

“Nem só de Game vive a indústria, mas só de Game vivem as maiores empresas do mundo”

 Simples chegar nesta conclusão quando observamos que no ranking das maiores empresas do mundo, temos empresas que investem e tem participações relevantes no mercado de game, não por coincidência estão investindo pesado no Metaverso. Vimos movimentos significativos de empresas como Microsoft, por exemplo, adquirindo produtoras importantes do mercado de games como a Activision Blizzard, com essa aquisição a Microsoft receberá acesso imediato aos 390 milhões de usuários mensais da Activision e títulos de jogos existentes, aparenta muito que a Microsoft ainda está na fase de integração das empresas, para começar a relacionar os produtos e inovações entre as duas partes. De acordo com a empresa de pesquisa Newzoo, os jogos atualmente representam um mercado mundial de US$ 180 bilhões, isso deixa claro o por que Entretenimento é o foco de muitas empresas de tecnologia.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8248049921326166348&li_theme=light

Xbox e Bethesta – Metaverse Showcase https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7764512079244741896&li_theme=light

Starfield: Official Gameplay Reveal – Xbox & Bethesda Games Showcase 2022

É evidente que empresas que dominam o mercado de Games tem vantagem muito grande frente outras que não tem, o conhecimento que esse mercado traz para empresa é muito importante para desenvolver ambientes que necessitam de uma grande de entrega de experiencia digital, através de design e assets que criam ambiente gamificado e imersivo (Avatares, Storytelling, Rewards, Loyalty, Communities).

“Essa inteligência e o legado do Game, como podem ajudar a Microsoft a dominar esse mundo do Metaverso?”

Observamos que diante das entregas e lançamentos que foram feitas no ultimo Build 2022, a Microsoft está um pouco longe de entregar tudo aquilo que o mundo game lhe proporciona, como experiência a ser agregado em todo seu portfólio de Metaverso.

Imagine soluções criadas de integração do mundo Roblox com mundo real como desenvolvido muito recentemente para o New York Liberty do WNBA, aplicados aos outros negócios, embora a aplicação de Hololens na indústria não esteja tão longe desta realidade criado pelo Xbox. Imagine se ações como essa abaixo não fossem esporádicas e fizessem parte de uma estrategia continua da Microsoft?https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=9218609700907111121&li_theme=light

Roblox with New York Liberty: Microsoft colaborou com o NewYorkLiberty para lançar uma experiência no Roblox através de uma estratégia de Metaverse. Esse que será o primeiro simulador de arena de basquete da WNBA que será reproduzido no Roblox com Xbox.

Não podemos deixar de considerar que todas essas inovações podem fazer parte das soluções que a empresa oferece aos clientes que querem criar seu próprio Metaverso, diferente de outras empresas do mercado.

O mercado de Games que teve crescimento significativo nos últimos anos por conta da pandemia, porém neste segundo trimestre do ano tem sofrido um pouco, exemplo foi a receita de jogos da Microsoft que diminuiu em US$ 259 milhões, impulsionada por um declínio no conteúdo e hardware do Xbox, segundo a publicação do site Silicon Republic. Diante deste cenário, segundo os especialistas do mercado de game uma grande aposta que terá um forte crescimento continua sendo os jogos por assinatura, nos quais o Xbox Game Pass é o líder de mercado.

Chegamos aqui em um ponto de similaridade da estratégia do posicionamento de Games com Metaverso, e como eles podem se complementar. O planejamento central do Xbox Game Pass, está baseada em ações cruciais como estratégia de Comunidade, com Loyalty, Membership, Produtos e experiências exclusivas. Toda experiência garantidade pela descentralização do modelo de oferecer game ao público, levando comodidade e acessibilidade, oferecendo também preços mais acessíveis para quem se torna parte da comunidade e serviço do Game Pass.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7645929193130945745&li_theme=light

Xbox Cloud Gaming

No background dessa iniciativa, existem desafios como qualidade de internet para acessar os conteúdos (infraestrutura), equipamento tecnológico para viver a experiencia (hardware), definição de uma persona que vivera nesse ambiente (Avatar), fortalecimento de comunidade para manter o negocio sustentável (Comunidades), modelos de pagamento e preços que facilitam o consumo e transação dentro do ambiente (Pagamentos).

Cloud Gaming e Metaverso, pontos em comum 

Nesse ambiente do Cloud Gaming, exemplo o Game Pass, a navegação e a experiência é limitada ao modelo 2D, formato tradicional de navegação em catálogo, no qual empresa de Game produzem e não criam um ambiente gamificado (Rewards com Beneficios) para elevar experiência do usuário, ou pelo menos, ofereça essa opção também.

Evidente que existem muitas oportunidades para explorar esse mercado de Cloud Gaming, além desses relacionados aos componentes que o Metaverso tem, podemos incluir parcerias estratégicas (varejo, consumer goods), promoções que impulsionem o programa de loyalty e member, data activation para entregar experiências customizadas (Azure), influencer campaign com Storytelling, maior produção de conteúdos customizados por diferentes comunidades. Exceto a integração com Blockchain trazendo crypto como forma de pagamento e transformando formatos de produtos digitais como game em modelos NFT, ainda não são explorados por grandes players do mercado, ponto que faz parte dos componentes essenciais que indico no gráfico que criei abaixo.

Seria uma loucura representar nesse ambiente do Cloud Gaming, diferentes experiências que assemelhem seus jogos proprietários? Como seria adquirir um novo produto, vivendo por exemplo uma experiência como se tivesse no mundo do Overwatch ou Call of Duty?

Como modelo de advertising, consumo de produtos, jornada, promoções e benefícios, estão cada vez mais customizados pela estratégia de Automação de Marketing, AI e Cloud, não podemos desconsiderar que o produto ou serviço de conversão, tenha a mesma experiência customizada do que lhe convenceu a conhecer mais sobre.

Abaixo apresento os componentes cruciais para o Metaverso e como podem ser integrados ao modelo de Cloud Gaming.

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Metaverso – Componentes e Fatores Essenciais – By RafaLeitao.com

Qual momento do Cloud Gaming para Microsoft?

Avaliando a relevância da Microsoft com o Xbox Game Pass e Xbox Cloud Gaming nas buscas no Google, podemos perceber que esse é o melhor momento para a empresa explorar a conversão de novos usuários ao novo modelo de negócio. Importante notar que a relevância tem convertido principalmente usuários aos possíveis range de programas do Game Pass, palavras diretamente relacionadas ao comportamento de conversão.

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Google Trends – Agosto 2022, últimos cinco anos de relevância no Brasil

Outros dados que fortalecem que esse é o melhor momento da marca com essa proposta de valor, é o crescimento representativo do número de usuários no site Game Pass Gaming, duplicou nos últimos três meses, sendo que as palavras que mais cresceram, estão relacionadas ao trafêgo de Organic Search com a palavra Xbox Cloud Gaming.  

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Similar Web – Agosto 2022

Estou ansioso para ver os próximos passos desse mercado do Metaverso e Cloud Gaming, e você?