Rafael Leitão

Direto ao Consumidor (D2C) para impulsionar vendas, lucros e fidelidade do consumidor em um mundo digital

Primeiramente o que é D2C? O conceito de D2C é o fabricante (indústria), importador, franquiador ou distribuidor, vendendo diretamente ao consumidor final. O significado da abreviação é Direct-to-Consumer.

Quem trabalha na indústria já deve ter ouvido em algum momento, não crie seu próprio canal de vendas online (D2C-B2C), é a maior dor de cabeça. 

“Não vale a pena, pois a margem que terá em uma operação própria é muito apertada, observe os parceiros varejistas que sofrem em manter sua margem com toda expertise e investimento focado no canal. Fique com seu site institucional colaborando com que é mais importante, falar sobre produto e atualização das novas campanhas, o resto deixe com o varejo”.

Esse é o primeiro desafio que todos que lideram projetos como esse devem passar, muitas vezes no primeiro momento fica difícil de responder, mas a estratégia e o plano entregam diversos fatores positivos que suportam todas essas dificuldades.

Antes de mais nada, é importante identificar qual sua proposta de valor?

Focado no consumidor, quais dores irá solucionar ou amenizar desses consumidores que tem outras opções de compra. Por que o consumidor compraria de você (indústria) e não do varejista? Responder isso já é um ótimo começo, costumo  dizer que é o ponto focal da sua estratégia.

Depois que passa dessa fase, entra em uma mais delicada, como ir diretamente ao consumidor, sem criar conflito de canal?

Esse um grande desafio, afinal o objetivo é fazer com que todos continuem a vendendo mais. A estratégia tem que levar em consideração esse ponto, quando pensar em Mix de Produto, Preço, Frete e Promoção, pense que não poderá criar conflito com o varejo. Para isso o melhor caminho é continuar pensando em como agregar valor a sua proposta sem se apoiar em preço e promoções, pois os varejistas são especialistas nisso, não adianta concorrer.

O que você tem de maior diferencial?

Ninguém conhece melhor seu consumidor do que você mesmo!

Nesse momento pode customizar a experiência do usuário de acordo com seu comportamento, agregando benefícios e serviços focado nele.

Se seu consumidor valoriza conteúdo e informação, entregue isso da melhor forma possível. Se o apelo é visual e design, entregue a melhor experiência de navegação.

Agora, se o que mais procura é comprar da maneira rápida e objetiva, leva em consideração preço e agilidade de entrega, entraremos em um outro tema que será o foco do debate no workshop que irei participar na VTEX Day sobre: Direto ao Consumidor (D2C) para impulsionar vendas, lucros e fidelidade do consumidor em um mundo digital.   Terá participação de profissionais de empresas como Basf, Coty, Essilor, Essity, Mondelez, e Volvo Trucks.

Afinal um dos maiores desafios é como unir o objetivo de vender através desse canal com lucro e fidelidade do consumidor, a questão do lucro está relacionada diretamente em como irá planejar sua cadeia de serviço interno, principalmente fiscal e logística.

Sem dúvida alguma, uma das estratégias mais delicadas é de logística, pelo tempo de implementação, integração, ajustes de SLAs, tanto do Operador Logístico como do Delivery como os Correios. O resultado de tudo isso, bem alinhado, é que tem total controle de sua operação, os ajustes estão focados totalmente para melhorar o lucro do canal como um todo.

Fonte: Sportt