Rafael Leitão

A Grande Evolução e Transformação Digital Automotiva

Estou acompanhando a grande Evolução Digital na área Automotiva, como a velocidade de desenvolvimento de um projeto digital, começa a impactar no sucesso de negócio. Como empresas automotivas de processos travados e burocráticos, estão tendo que lidar com uma grande transformação e renovação.

Até então, mais do que 90% das concessionárias não estão integradas com as marcas que o representam, como melhorar essa conversão de leads, com a marca gerando interesse e as concessionárias não conseguindo converter em vendas. Partimos de processos de digitalização básicas como essa, para outras transformações digitais que estão “apertando o calo” de quem hoje representa a área automotiva.

Não se assuste se a cada semana ver uma notícia com tema Inovação Digital na área automotiva, afinal a velocidade com que os projetos estão “saindo do forno” é bem maior do que 10 anos para cá. Evolução nesses últimos 10 anos na área automotiva, está sendo maior que do que os últimos 50 anos, a situação de muitas montadoras é como um equilibrista aprendendo a equilibrar varias coisas ao mesmo tempo, com curto espaço de tempo.

Afinal, hoje todas as montadoras tem que lidar com os temas:

1 – Conectividade e plataformas digitais no carro: cresce a cada ano o fator diferencial na decisão de compra do consumidor ligado a conectividade e serviços que o carro pode oferecer.

2 – Carro Elétrico: não é o futuro e sim o presente, essa transformação já começou nos EUA, Europa e está crescendo na velocidade da luz na China. Ao mesmo tempo que as montadoras tem que defender seu mercado de carros com combustível, com diferenciais mais ligados a conectividade, precisam também pensar no futuro próximo de um mercado de carros elétricos. Lógico que uma realidade muito longe para nós brasileiros, pelo menos 15 anos.

3 – Carro Autônomo: existem 5 níveis de autonomia de dirigir um carro, ainda estão na fase dois, com autonomia média, no qual ainda temos que supervisionar a direção do carro e agir quando necessário. Entre todas as transformações, essa é a mais complicada, por depender muito da estrutura de estradas, sinalização e outros fatores essenciais para mobilidade. Sendo assim, dependem muito do governo de um país, estado ou cidade.

4 – Compartilhamento de Carros: essa transformação é a segunda mais avançada, quase todas as montadores tem um serviço de compartilhamento de carros, porém todas não oferecem o serviço massivamente no Brasil (exceto para público interno). Essa parte é muito impulsionada por outras startups que oferecem esse serviço com frota própria ou de usuários, tirando um pouco a atenção das montadoras.

Todos temas mais discutidos e decorados pelos executivos das grandes montadoras, virou um mantra, se assistir os vídeos do maior executivo da área automotiva, Carlos Ghosn, irá observar que o diferencial da Nissan está 100% focado nos três pilares acima, fator que me faz considerar a Nissan com a estratégia mais adequada para os próximos 10 anos.

Já ouvi diversas vezes, “Você acredita que uma pessoa que não tem experiência na área automotiva, pode colher bons resultados na área?

Sempre acreditei que ter experiência na área é um bom diferencial para quem deve entender as limitações e travamentos de uma área que ainda, está no inicio de uma constante transformação digital. Porém não podemos deixar de considerar que toda empresa e executivo, pode e deve ter seu momento “Hit Refresh”, muito bom conceito definido por Satya Nadella – CEO Microsoft, vale muito a leitura.

Elon Musk não era da área automotiva até lançar seu primeiro carro Tesla, ao contrário de todas as histórias da marcas automotivas no mercado. Como a visão de fora, vinculado as outras áreas, com a visão única e exclusiva focada no consumidor, pode transformar um negócio e tornar inovador.

As vezes o que é necessário é uma nova forma de enxergar o negócio (Hit Refresh), o mercado evolui em uma velocidade incrível, quando percebe já está falando de outros temas que vão agregar a mobilidade e evolução de seu negócio.

O carro não é mais somente um CARRO, ele é COMPARTILHADO, ELÉTRICO, DIGITAL, CONECTADO, SUSTENTÁVEL E AUTÔNOMO.

Aconselho a leitura dessa ótima matéria da McKinsey, panorama geral dessa transformação digital nas montadoras.