Rafael Leitão

De Carro para Metaverso, de Metaverso para Carro, assinado Inovação.

Desde o mundo Web3 com NFTs e Metaverso, onde quem domina os melhores cases são as marcas de luxo, principalmente de moda, venho me aventurar em apresentar um olhar focado na área automotiva, voltando ao mundo que amava dos tempos de revista Car and Driver, me dou o direito de tentar explorar alguns exemplos, bons e ruins, desse mundo de inovação digital em web3. 

Falar de Web3 sem explorar o tema transformação digital, é a mesma coisa que falar sobre o Neymar e esquecer que o mais importante é a seleção brasileira, afinal tudo se conecta. Não se constrói uma estratégia de inovação pautada em Web3, sem ter uma maturidade mínima de temas como Blockchain, NFT, Gestão de Comunidade, Marketing Digital, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud Computing, Inteligência Artificial e Game (gamefication).

Quem nunca se deparou em meio a uma estratégia pensando no resultado e na tática, ao invés do plano? Quem não quer “fazer NFT”, criar o “Metaverso” ou “3D para eu jogar”? Simples, talvez pode ser. Eficiente, com ótima experiência, retorno financeiro, acredito que não. Mestres da moda como Gucci e Dolce Cabbana, com certeza não foram pelo caminho simples, alinhados com o grande profissionalismo de um dos mestres do Metaverso (junto com SandBox) como o Decentraland, orquestrador da Semana da Moda no Metaverso. Dando spoiler, a GM (General Motors) estava ai nesse momento histórico da moda com Decentraland, embora um pouco perdido com sua simplicidade de simular um estande e converter para sua proposta de valor dos carros elétricos, brindou momento na história do Metaverso.

Entrando no mundo automotivo vinculado ao mundo da inovação, temos duas grandes histórias simples de contar, e ainda mais simples de entender, mais fácil do que entender o que significa Metaverso ou Blockchain.

Camille Jenatzy, em 1899 criou o primeiro carro elétrico, que passava da barreira dos 100km/h, grande feito para época, e você achando que foi o Elon Musk que inventou o carro elétrico em 2003?

Philip Rosedale (meu antigo possível boss na Real Networks), em 1999 criou o Second Life, primeiro “Metaverso”, é o que falam tentando enquadrar o Game nas 38 possiveis definições sobre essa inovação, e você acreditando no nosso amigo Zuck que ele criou o Metaverso em 2021? (super recomendo que invistem um longo tempo lendo a primeira teoria de Metaverso do Neal Stephenson, livro Snow Crash). 

Carro e Metaverso, tem muitas coisas em comum, por que não deu certo a primeira tentativa dessas inovações (momento da disrupção)?  Não era o momento, politico, social e tecnológico. Poderia ficar aqui detalhando todos esses fatores, porém vamos ao que interessa?

De Carro para Metaverso, de Metaverso para Carro, assinado Inovação

Na categoria automotiva, como em todas outras, observo uma liderança gigante de marcas de Luxo, afinal, toda grande inovação, por questão de acesso a tecnologia como boa internet (cloud), se inicia por classes privilegiadas. Faz muito sentido marcas de luxo investir em tecnologia de baixa maturidade, primeiro que outras categorias, não é verdade?

Porém, felizmente que começa, tem a oportunidade de errar e depois corrigir, com isso temos bons exemplos apresentados a seguir. Isso, a categoria automotiva domina muito bem, afinal o que mais vemos elevando a régua de tecnologia de produto é a categoria automotiva. A cada mês temos uma novidade de produto, inclusive já tem carros voando!

“Agora”, as empresas perceberam que além da importância dos produtos físicos/presenciais, as pessoas vivem grande parte do dia no mundo digital (media de 8 horas) e o desafio está em cobrir com presença nesses momentos, por isso, o carro tem se tornado cada vez mais um espaço de imersão digital, do que sua função primordial de dirigir, não que não seja importante e que não estejam investindo nessas inovações.

O grande desafio de estar em todos lugares, entregando a melhor experiência, independente do canal digital ou presencial como produto. Aqui aparece o Metaverso e NFTs, como um novo canal de relacionamento ou experiência com o cliente. Porém para grande parte dos cases, só Realidade Virtual é Metaverso, isso está muito errado!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Focado nesse objetivo de entender cada um dos cases, apresento as analises a seguir sobre a categoria automotiva.

Nissan entra no mundo Metaverso, focado em Realidade Virtual, “quase 2D”, me senti em um Sentra.

Hoje, a Nissan lançou seu primeiro Metaverso, simulando a experiência em dirigir em Realidade Virtual um Sakura, explorando muito bem os assets do produto. Tudo acontece em uma simulação de uma cidade no Japão, com cultura bem raiz do país. Até ai, tudo faz sentindo, porém quando avaliamos a experiência digital, da vontade de chorar, uma das piores entregas de projeto de Realidade Virtual e Metaverso que já vi, obviamente, com expectativa alta de uma das empresas com melhores entregas de design. Low poly máximo para rodar em um equipamento que suportaria uma pressão bem maior, com avatar que me lembra Playstation 1, com simulação entre avatar e ambiente que não condiz com a inovação disponível.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=9049068152065487993&li_theme=light

BMW do lúdico, ao mais tecnológico possível. Mas, quais eram os assets do carro mesmo?

O lançamento do BMW iX1 foi entregue no maior nível possível de Metaverso e imersão 3D, uma das primeiras marcas a investir em Metaverso, apresentando mais um dos seus carros elétricos com inovação de canal e produto inovador. Embora faltou um pouco de storytelling, contando um pouco mais sobre os assets do iX1, pois as imersões ficaram muito no apoio de entrega estética e pouco racional do produto e proposta de valor, a BMW entregou uma experiência em um app com possibilidade de navegar em um mundo lúdico e espacial, onde um avatar interage com o novo BMW, literalmente uma obra de arte. Ahhhhhh, esqueci de falar, eles fizeram a versão 3D para apresentar nos telões da Times Square, ta na moda e realmente para quem assiste presencialmente é incrível.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8124429907878144723&li_theme=light

Audi, do básico game em Realidade Virtual, até a Arte em partículas coloridas, típico Audi R8 vermelho que é uma bela obra de arte.

Sabemos que desde 2019 a Audi tem investido tempo e dinheiro em uma experiência de Realidade Virtual integrada a dinâmica de mobilidade do carro (carro autônomo + Realidade Virtual), a principio na prática saiu uma imersão em Realidade Virtual que pode ser utilizado no banco de trás do carro, mas o objetivo é a “Metamobilidade”.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8173660073011997367&li_theme=light

Já com estratégia de NFT, eles foram muito além, trabalhando muito bem estratégia de comunidade, focado em arte, com formato bem lúdico de representar um carro e ambiente em torno desse ecossistema. Essa estratégia muito bem orquestrado de comunidade de artistas focados em NFT, trouxeram um ótimo posicionamento para marca, na Alemanha.  https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8903355531466821832&li_theme=light

Lamborghini voando com NFT, crescendo em Loyalty na velocidade de um Aventador.

A Lambo fazendo o que faz de melhor, trabalhar sua comunidade, com foco em engajamento e gestão de comunidades. NFT é só o detalhe, obtendo esse ativo, os benefícios são incríveis como ter acesso aos lançamentos e experiências exclusivas da marca, tendo tudo isso, você até esquece da raridade de seu NFT. https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8609913579376026993&li_theme=light

Volkswagen de Game integrado a estratégia de NFT, bem legal, mais não é um Golf GTI.

A marca mandou muito bem com estratégia implementada na África do Sul, onde lançou uma campanha integrada do metaverso para promover os recursos de segurança e inteligência de seu mais recente modelo Polo, o IQ.DRIVE.

Integrando o mundo dos jogos online com a realidade, ‘Game On’ dá vida à narrativa interativa através de uma caça ao tesouro por NFTs, escondidos esperando para serem descobertos pelos fãs nas mídias sociais. O primeiro a descobrir os segredos foram recompensados com uma seleção de prêmios reais e virtuais.

Combinando com a inclusão do Polo GTI no jogo de corrida Gran Turismo 7 , o concurso convidou à descoberta de uma constelação de 100 NFTs coletivamente apelidadas de ‘Mzansiverse’. https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7666592536515482071&li_theme=light

GM no Decentraland com a visão do Metaverso, tão rápido e simples como o Onix 2013, motor 1.4.  

A GM apresentou sua visão de um futuro totalmente elétrico em um amibinte bem frequentado pelas ações de metaverse, no Decentraland exatamente no evento mais famoso chamado Fashion Week. Foi Awaraness ou Metaverso de verdade?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Existem passarelas digitais, galerias de arte e até vitrines virtuais onde os participantes podem navegar pelos estilos como fariam na vida real. Algumas marcas ainda ofereceram uma opção de compra “digital + física” para seus produtos, o que significa que os clientes recebem uma versão virtual do item para usar no Metaverse, bem como um item físico e tangível entregue a eles, já pensou se a GM tivesse feito isso? Seria o “Rei do Metaverso”.

Com a ajuda do Rinovi, uma empresa de token não fungível (NFT), a GM aproveitou essa exposição virtual hospedando um “estande” na Decentraland, simples, não é? A tela mostra uma coleção de seus veículos totalmente elétricos, dando às pessoas no Metaverse a oportunidade de se familiarizar com suas ofertas de EV. https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=7653373309937155316&li_theme=light

Hyundai, “A Ferrari” do Metaverso.

Sim, a marca domina o mundo do Metaverso, inclusive criando seu próprio nome de Metamobilidade, focado na inovação de condução autônoma integrado ao Metaverso, utilizando inclusiv inteligência artificial. A empresa se destaca principalmente pela diversidade de Metaversos no mundo do game com Zepeto e Roblox, explorando o público jovem, futuro consumidor de mobilidade e processo de eletrificação dos carros. https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=9031121647055586261&li_theme=light

Único a explorar todos principais pontos da estratégia de Metaverso, apresentando estratégia de Avatares, fazendo parceria (para criar o proprio Metaverso) com a Unity para desenvolvimento de software (integrando Metaverso, Robótica e Inteligência Artificial), explorando comunidades e integrando meios de pagamento em blockchain.https://www.linkedin.com/embeds/publishingEmbed.html?articleId=8733498147351417884&li_theme=light

Aqui vai uma dica, fique de olho nos Coreanos, eles estão dominando essa estratégia de inovação em mobilidade e metaverso.

Metaverso é o mundo do infinito, constante inovação e criatividade, isso aqui apresentado, é somente uma pequena parte de tudo que está rolando no mundo automotivo com o Metaverso. Ansioso para ver os próximos episódios dessa serie do:

“Quem será a próxima Ferrari do Metaverso?”