Rafael Leitão

Tenho medo do Metaverso, e agora? 10 pontos em comum entre especialistas que falam sobre esse tema.

Sim, tem tanta gente querendo falar sobre Metaverso nesse momento, provavelmente deve estar sendo bombardeado de conteúdos sobre esse tema no LinkedIn, e redes sociais.

Temos aqueles profissionais que criam a teoria da morte daquele que ainda nem nasceu, conhecidos como os viúvos (as) do Second Life, e temos aqueles entusiastas apaixonados pelo tema, que nesse momento vibram com cada case dessa estratégia.

Todas palestras e workshops que assisto ou participo, consigo entender que existe pontos em comum sobre o crescimento da utilização de Metaverso no mundo:

1.  É um caminho sem volta, goste você ou não! Não aplique a teoria de Second Life, outro mundo, outras tecnologias que não existiam antes, existem hoje. Bem-vindo ao mundo integrado de Metaverse, NFT, Cloud, Internet 5G e Inteligencia Artificial.

2.  Metaverso está muito longe de sua plenitude, terá muito o que amadurecer, não queira achar que Metaverse é seu joguinho dentro do seu ótimo Oculos Quest.

3.  Metaverso não é só Meta, ele é Microsoft, Apple, Unity, Unreal, e tudo que o que existe de descentralização no mundo da tecnologia. Seja bem vindo toda e qualquer empresa que queira entrar para esse clube.

4.  Metaverso não é somente front e design, não é só o bonequinho que não tem pernas por falta de evolução da tecnologia, isso é só um detalhe e não todo o conceito. Não se perda no detalhe foque na proposta de valor.

5.  Metaverso não é modinha de Marketing, afinal esse é um ambiente que trará o maior desafio para Marketing, afinal criar comunidade é mais importante que criar publicidade.

6.  Metaverso no inicio será sim para privilegiados (infelizmente), como todas grande tecnologias, e isso não é culpa dessa nova tecnologia, é culpa de um mundo que mais de 60% da população mundial não tem acesso a internet, esse é um grande desafio, como iremos apoiar essa taxa de pessoas que precisarão estar dentro desse ambiente?

7.  Metaverso vai criar uma nova dinâmica de profissões, vários especialistas estão visualizando oportunidades na área de desenvolvimento, porem principalmente na área de produção de conteúdo para o ambiente, o você acha que ficar 24 horas dentro desse ambiente e irá esquecer da vida presencial, alguém poderá te ajudar nessa vida dupla.

8.  Metaverso não é seu joguinho que utiliza óculos de realidade virtual, embora a categoria de Game seja a mais avançada nessa estratégia.

9.  Metaverso Gamificado faz sim uma grande diferença, pensa nisso!

10. Metaverso não é Black Mirror, ele só será a representação real de um processo de socialização que começou na área Web 2.0 com o inicio das Redes Sociais, posso afirmar que a Meta/Facebook segue as passos longos por serem “donos” dessa estratégia. 

Não lute contra e não acredite que Mataverso é para hoje ou para amanhã, como toda tecnologia, o processo de maturidade da inovação e proposta de valor tem uma curva de crescimento e estamos apenas no inicio dessa onda, que pode demorar 5 anos ou 10 anos para chegar em seu topo de maturidade.

O que não pode fazer agora, é fechar os olhos para algo tão importante e que poderá utilizar para o seu crescimento, só de tempo ao tempo.

Quer saber mais sobre o tema? Me acompanhe os videos que estou gravando sobre Metaverso no canal Sportt, ou no site RafaLeitao.com