Como facilitar a compra de produtos para Incontinência, Loja Online TENA

À medida que os idosos e jovens (sim jovens também tem Incontinência) adotam as compras on-line, nós que pensamos em inovação focada na categoria de fraldas, absorventes e roupas íntimas para adultos, encontramos uma maneira de enfrentar um dos maiores desafios de marketing: a vergonha de comprar produtos para incontinência, especialmente entre os homens. Difícil não?

Liderei o projeto de implementação da melhor forma de promover a venda dos nossos produtos para um mercado com cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, só no Brasil são mais de 10 milhões de pessoas (segundo a OMS), ajudando pessoas a como lidar com vazamentos de urina, momentos embaraçosos causados pela falta de controle da bexiga. Esse tabu é ainda mais forte entre os homens, estimamos que cerca de 95% dos pacientes do sexo masculino não usam produtos para se proteger desses momentos de constrangimento. Pensando em toda essa dificuldade e constrangimento, pensamos em criar nosso próprio canal de vendas direto ao consumidor, através das vendas on-line TENA (loja.tena.com.br).

Muito bom tem esse desafio de utilizar do Digital para ajudar e colaborar com a vida de pessoas que necessitam de informação e do produto ideal para sua condição.

Tenha certeza que os consumidores e cuidadores não se sentem à vontade comprando esse tipo de produto no ponto de venda físico, além de outra dificuldade que é carregar pacotes gigantescos em baixo dos braços (caso de fraldas geriátricas).

Outro fator relevante é a recorrência de compra feita pelos cuidadores, necessitam se programar para efetuar a compra na loja física, faltar esse tipo de produto no momento da necessidade não é a melhor ideia. Como garantir essa programação?

Sem dizer que; é uma condição que necessita de mais conteúdo e informação para todas pessoas que estão cuidando ou passando por esse momento, onde buscar um local que lhe auxilie e ainda te indique o produto correto para o seu nível de Incontinência?

Segui para a melhor opção que era desenvolver um novo brand site (tena.com.br) integrado ao e-commerce, para criar uma jornada adequada ao consumidor, que busca informações e o produto adequado para comprar. Esse que é a primeira loja de produtos para Incontinência do Brasil, proporciona ao usuário/consumidor uma nova experiencia de compra nessa categoria, acompanhado por uma plataforma que garante maior número de conteúdo (Vtex), facilidade de navegação e compra. Esse canal irá colaborar no conhecimento do nosso consumidor e shopper, queremos aproxima-los de nossa marca através de conteúdo e um ótimo relacionamento.

“Nosso objetivo principal não é vender produtos, sim oferecer um serviço que trará toda comodidade ao nosso consumidor, dessa maneira as vendas será consequência”

Uma grande novidade também é o Clube Bem-Estar TENA, que é um formato de clube de assinatura, o consumidor consegue programar sua compra por semana, quinzena e mês, efetuando o pagamento e pedido automaticamente. Total comodidade para quem sempre compra produtos recorrentes.

Para criar um ambiente adequado para falar sobre o assunto, nós lançamos a campanha TENA “Seja Você Mesma”, para mulheres que estão nesta condição, uma comunicação 360º integrada em Off (TV e Revista) e On (Brand content, Search, Social Media, Programática), tudo alinhada com o objetivo de Awareness, fortalecer ainda mais nossa marca que tem a melhor solução para Incontinência Urinária. Nossa campanha já levou a mensagem para milhões de pessoas por todo o Brasil. 

Um filho chamado eCommerce

O desafio não parou por ai, implementar um e-commerce, é uma coisa, mas manter financeiramente saudável como Head de eCommerce, é outra. Todo modelo de estrutura, controle de P&L, gestão de fullfielment, estratégia de mídia performance, gestão das integrações com ERP (Totvs), gestão do gateway de pagamento, Automação de Marketing (IBM Watson), gestão do time operacional, tudo isso funcionando corretamente e integrado, com custos que justificassem toda atenção, foi o maior desafio que já tive na carreira.

Ter um e-commerce em uma grande empresa (multinacional bens de consumo), é criar uma empresa pequena dentro de um sistema já bem estabelecido e regrado. Resultado de todo esse esforço foi uma margem positiva em um período pequeno de tempo, unido ao crescimento do faturamento de 38% ao ano. Só que o mais valioso em tudo isso, foi ter nosso consumidor cada vez mais perto de nós, ouvir, aprender e agir, de maneira rápida e objetiva.