Rafael Leitão

Fórmula e com uma impressionante estratégia e resultado de marketing digital

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E que é a primeira categoria de corridas de carros elétricos do mundo, continua a atrair um público cada vez mais novo e jovem, consolidando o número de seguidores com idades entre 25 e 34 anos e também experimentando um rápido crescimento com os fãs de 13 á 24 anos.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E que é a primeira categoria de corridas de carros elétricos do mundo, continua a atrair um público cada vez mais novo e jovem, consolidando o número de seguidores com idades entre 25 e 34 anos e também experimentando um rápido crescimento com os fãs de 13 á 24 anos.

Fórmula E terminou a quarta temporada, com números de crescimento de fãs acompanhando de perto e se envolvendo com a série de corridas nos canais oficiais da organização. Os números mostram um aumento sustentado no engajamento, seguidores e visualizações de vídeos quando comparado ano a ano. Além dos crescentes níveis de interação entre todas as faixas etárias, o Campeonato ABB FIA de Fórmula E está construindo uma base de fãs mais jovem e conseguindo a atenção indiscutivelmente mais demográfico no esporte, observando um aumento de 347% na proporção de Jovens entre 13 á 17 anos, público engajado com conteúdo digital nos canais oficiais da Fórmula E e um aumento de 54% na faixa etária entre 18 a 24 anos. Eles são os únicos que estão conseguindo renovar e diversificar o público de fãs no Automobilismo, algo que nem a Formula 1 estava conquistando.


Na fanpage da Fórmula E no Facebook, os dois grupos etários correspondem agora por quase metade do engajamento total, atualmente chegando a 49%. O engajamento geral com o conteúdo da Fórmula E também continua crescendo a um ritmo impressionante, tendo mais do que quadruplicado em 330% em relação ao total da terceira temporada. O maior salto no engajamento foi visto no Facebook, com 439% a mais de interações, incluindo curtidas, comentários e compartilhamentos, quando medidos em comparação com as estatísticas da temporada anterior.

Números na mesma plataforma também tiveram crescimento de 128% em seguidores entre 13-17 anos de idade, enquanto a faixa etária 18-24 melhorou em 63 por cento – tornando-se rapidamente o segundo maior grupo seguidor apenas atrás de 25-34 anos.

O número total de seguidores orgânicos já ultrapassou mais 1 milhão e subiu 55% ano a ano no meio do caminho do campeonato de Fórmula E no ano de 2017/18, com o
maior aumento vindo no Instagram com 90% de mais seguidores em relação ao ano passado.
Veja o vídeo abaixo Tom Hall, Head de Digital da Formula E, apresentando os 5 segredos para engajar os fãs. Entrevista oferecida ao canal de Marcos Castro, especialista em Marketing Digital em Portugal.(Veja a entrevista)
Com uma oferta de conteúdo mais ampla em canais próprios e de terceiros, o número total de visualizações de vídeos também viu um salto com 675% mais visualizações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e canais outros canais de distribuição de conteúdos, com um total de mais de 318 milhões de visualizações registradas até o meio da temporada passada.
Alejandro Agag, fundador e CEO da Formula E, relatou que: “O Campeonato ABB FIA Formula E continua a crescer com grande força, atraindo uma geração mais jovem de ansiosos e engajados fãs. A Fórmula E não só está conquistando a Geração Z, mas essa audiência que todos desejam ter, estão colocando os carros dos fabricantes de automóveis elétricos na estrada, marcas Automotivas e parceiros de prestígio estão colocando seu nome a nossa categoria e se unindo nos valores compartilhados de reinventar essas corridas. Com uma estratégia digital clara e uma abordagem sempre focada em conteúdo, esses números impressionantes são os resultados de nossa comunicação e relacionamento com nossos fãs, que constantemente estamos experimentando novas e inovadoras ferramentas para oferecer uma melhor experiência”.

Já estamos ansiosos para dia 15 de dezembro que é quando a temporada 2018/2019 irá começar, iremos ver como essa estratégia irá evoluir, agora com muito mais montadoras e novos pilotos para produzir conteúdo.